Gastronomia

A gastronomia de Tancredo Neves conta com clássicos baianos adaptados as especiarias do município, um exemplo disso é o famoso Caruru de Taioba, a Jacuba, o Doce de Banana e a Meladinha. Todas essas receitas citadas tem um toque especial que marca a cidade pelo sabor incomparável.
DSC03555
A Jacuba é uma comida que foi trazida para a Bahia no século XIX, na época em que os trabalhadores de colônias se instalaram na região da Costa do Dendê.  Em cada região do país são aplicados alguns ingredientes diferenciados, exceto o café e a farinha de mandioca que na verdade são os principais e que dão gosto à comida, o famoso “pirão”.  Na Bahia, especialmente em Tancredo Neves vem acompanhado de carne de sertão e pimenta. Esta receita não só está presente na cidade, como em toda região, pois era feita por nossos antigos nativos que aqui viviam. Devido ao pouco alimento que conseguiam, faziam essa espécie de pirão ( farinha de mandioca e café ), misturavam com carne de sertão e pimenta, e comiam para saciar sua fome, porque a farinha de mandioca em especial dá a sensação de inchaço; vale ressaltar que “a graça” de comer a Jacuba era e ainda é com as mãos.

cachaca1
A Meladinha é uma cachaça, normalmente servida em épocas de comemorações de aniversário, ou o nascimento de um filho, que é o principal motivo. Também é bastante usada pelas crenças religiosas de matrizes africanas como a bebida de orixás, normalmente ligados à tribos indígenas.

Vamos ensinar como se faz a Meladinha:

Os ingredientes são:

  • 5 litros de cachaça pura
  • 500 ml de mel
  • Folhas de alecrim, losna, água de levante, arruda, cebola branca, alfazema, pejo, palma, hortelã miúdo e noz moscada.

Modo de preparo:
Corte as folhas das ervas e coloque para ferver com um pouco de água por 5 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o mel e misturem até dissolver totalmente. Coloque a cachaça e misture. Se não ficar doce acrescente mais mel, mas se ficar muito doce acrescente mais cachaça até ficar no ponto desejado.

doce_banana
O Doce de Banana é um receita muito aproveitada por nativos e turistas que visitam, e já existe na cidade desde a época em que foi fundada, estando presente na mesa dos baianos e brasileiros no geral como uma sobremesa de dar água na boca.

Agora vamos ensinar como se faz o Doce de Banana:

Os ingredientes são:

  • 5 dúzias de banana nanica maduras
  • 3/4 de colher(chá) de açúcar cristal
  • 1 colher(sopa) de suco de limão
  • canela em pó se preferir

Modo de preparo:
Amasse bem as bananas, em seguida coloque-as em uma panela junto com o açúcar, e leve ao fogo médio, mexendo sem parar por 10 minutos. Acrescente o suco de limão e a canela em pó. Mexa até atingir o ponto de bananada. Depois é só deixar esfriar e já pode servir.

bela-cozinha-ep-01-receita-2-1600
O Caruru de Taioba, onde o principal ingrediente – o quiabo- é substituído pela folha de Taioba, é bem representada no município, e é um dos principais pratos mais pedidos quando a cidade recebe os turistas. Assim como a Jacuba, é modificado em cada região, e tem um destaque na época de sexta feira santa onde faz parte da mesa dos baianos junto com outros pratos típicos.

Vamos ensinar como se faz o Caruru de Taioba:

Os ingredientes são:

  • Folhas de taioba picadinha
  • 250 ml de leite de coco
  • 100 g de amendoim torrado e sem casca
  • 2 cebola pequenas
  • 100 g de camarão seco
  • 1/2 limão
  • 1/2 xícara de (chá) de azeite de dendê
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela as folhas de taioba picadas, 50 g de camarão e meio limão espremido.Bata o resto do camarão no liquidificador com meia xícara de água e peneire.Despeje o caldo no liquidificador novamente, bata o caldo do camarão, a cebola cortada em quatro partes, o leite de coco e o amendoim. Bata bem e verifique o sal.

Em seguida, coloque na panela que está o quiabo o camarão e o limão espremido o conteúdo do liquidificador. Ligue o fogo médio e adicione o azeite de dendê e os camarões restantes. Mexa com uma colher de pau por uns 25 minutos.

Depois é só colocar em uma travessa e aproveitar!

 

 

 

Deixe um comentário